sexta-feira, 2 de maio de 2014

EXPERIÊNCIA EXITOSA – Aula de Filosofia 1º Ano A (26/04/2014) Temática: Questão de gosto se discute? (Aula 07 do Módulo 2 – Projeto Primeiro, Aprender!)



AULA DE FILOSOFIA... Uma aula diferente na Biblioteca.
Uma aula diferente!!! Sábado letivo geralmente é sinônimo de cansaço, desinteresse ou “coisa chata”. Mas um pouco de criatividade, curiosidade, emoção e ousadia podem tornar uma aula interessante, produtiva e significativa.
Assim aconteceu com a aula de Filosofia da turma do 1º ano A do Liceu de Camocim, neste último sábado (26/04/2014). A temática era “Questão de gosto se discute?” (Aula 07 do Módulo 2 – Projeto Primeiro, Aprender!). Após as leituras, abordagens e discussões em sala de aula com os garotos e garotas, o professor resolveu levá-los para a Biblioteca do Liceu para juntos abstrairmos e refletirmos sobre “A Filosofia e Belo Artístico”. Duas pinturas foram apresentadas, a primeira do jovem aluno Washington do 3º ano E que expressava a arte e a alegria que o esporte alternativo nos traz, um ‘acordar para a vida”, a segunda do professor e pintor Santana, apresentava um caminho bem original e filosófico, um caminho que nos conduz para uma curva, que nos leva a um destino que não conhecemos, a natureza expressa na pintura realçava o belo e o tom divino.
A partir da observação e da leitura atenta das imagens, foi proposto aos alunos que estes retratassem através da escrita o contexto, o sentido, o interesse, as emoções, os sentimentos...  Toda a subjetividade que o autor da pintura tentou expressar e que os alunos, na postura de jovens analistas, tentaram captar.
Podemos pensar filosoficamente a partir da observação e da análise subjetiva da arte e do belo. Afinal, ninguém é igual a ninguém, todos nós somos diferentes, pensamos diferentes e temos gostos bem diversificados... Na filosofia, questão de gosto se discute!!!
A aprendizagem torna-se efetivamente significativa quando a impregnamos de sentido e emoção, quando conseguimos facilitar, simplificar, contextualizar, aproximar o conteúdo da vida concreta do aluno... Quando isto ocorre percebemos os frutos de nossa labuta e missão docente.
Carlos Manuel
Professor de História, Sociologia e Filosofia - Liceu de Camocim





Um comentário:

  1. LIVROS INFANTIS, INFANTO-JUVENIS GRÁTIS! AVENTURAS QUE EDUCAM E DIVERTEM! Administrador e Advogado, agora vovô e aposentado, virou escritor e disponibiliza seus trabalhos gratuitamente em um site. Seus trabalhos são, essencialmente, voltados para a EDUCAÇÃO de nossas crianças. Ele está disponibilizando cerca de 70 trabalhos para baixar gratuitamente em um site. Este site tem o caráter filantrópico e educativo, sem fins lucrativos. O escritor J. J. Dacosta nasceu em 1941 na cidade do Rio de Janeiro, é advogado, administrador e professor, tem vários livros publicados e reside em São Paulo. Eis o site: www.literaturaeducativa.com.br

    ResponderExcluir