quarta-feira, 6 de março de 2013

FORMAÇÃO:"GESTÃO NA SALA DE AULA".




Os professores do coletivo das Ciências da Natureza: Matemática e suas tecnologias, participaram de uma formação que aconteceu no laboratório de informática sobre "gestão em sala de aula", onde foi feita uma dinâmica para reflexão sobre a condução da nossa prática em sala de aula e como o aluno se sente quando não recebe informações coerentes e seguras. Foi trabalhado o texto: Adolescentes - Entender a cabeça dessa turma é a chave para obter um bom aprendizado focalizando os seguintes tópicos: Não adianta bater de frente; Os alunos precisam ter voz; O interesse facilita a aprendizagem; Quando o problema é outro; Cada atitude pede uma solução;
Houve ainda o estudo do texto sobre gestão na sala de aula de Sely Santos Vilela, refere-se ás ações desenvolvidas pelo professor para criar condições adequadas ao ensino aprendizagem. Ainda foi discutido os tópicos: Competência na gestão em sala de aula, integração com atividades em ambientes virtuais de aprendizagem e a arte do conviver e do aprender.
O desenvolvimento das habilidades e competências do professor em sala é fundamental. Sua postura pedagógica pode levar o aluno a se concentrar nas atividades propostas para a aprendizagem, para isso a sala de aula precisa se transformar em um conjunto de espaços ricos de aprendizagens significativas, a serem proativos, a saberem tomar iniciativas e a saber interagir.
As intervenções, sugestões e contribuições feita pelos professores do coletivo retrataram que a importância de gerenciar sua sala de aula resultará na aprendizagem efetiva do aluno.

Adriana de Lima Oliveira
PCA da Ciências da Natureza.

Segue abaixo a agenda de trabalho e programação:

Coletivo da área de CIÊNCIAS da natureza, matemática e suas tecnologias
Agenda de trabalho e frequência

Data : 06/03/2013
Horário: 7:30h às 11:30h e 13:30h às 17:30h
PCA: Professora Adriana Maria de Lima Oliveira
Objetivos:
  • Contribuir para o bom desenvolvimento da prática pedagógica com a formação de gestão em sala de aula.
  • Planejar interdisciplinarmente as atividades curriculares que serão desenvolvidas no 1º período.
  • Avaliar a aprendizagem dos alunos, identificando as dificuldades de aprendizagem para futuras intervenções

PROGRAMAÇÃO
  • Formação Continuada: Gestão de Sala de Aula
  • Preenchimento de diários.
  • Elaboração de trabalhos e atividades avaliativas.
  • Repasse de práticas de laboratórios com os coordenadores de ambientes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário