terça-feira, 4 de junho de 2013

"VESTIBULAR DA UVA TRAZ HOMOSSEXUALISMO COMO TEMA DE REDAÇÃO"


A prova de Redação do Vestibular 2013.2 da Universidade Estadual Vale do Acaraú realizada neste domingo (02/06/13), trouxe uma citação do biólogo Edward Wilson, e levantou um tema muito discutido ultimamente nas mídias nacionais: a homossexualidade e suas vantagens e desvantagens.




Claramente a Comissão que elaborou o tema solicita que o aluno defenda o seu ponto de vista sobre a homossexualidade como vantagem ou desvantagem para os grupos sociais.

Dessa forma, para a construção do texto dissertativo-argumentativo o aluno deveria escolher uma postura, a favor ou contra, a homossexualidade e construir argumentos suficientes para justificar o seu texto.

Um tema bastante polêmico, e complexo de ser discutido, que poderia a qualquer momento fazer com que a opinião escolhida fosse interpretada de forma incoerente pela banca. 


Se o aluno se posicionasse contra, ou seja, defendesse em seu texto que a homoxessualidade não traz nenhuma vantagem para os grupos humanos, correria o risco de não conseguir justificativas suficientes para a tese, e portanto, ter seu texto taxado como preconceituoso.

Se optasse por posicionar-se a favor, justificando a homossexualidade como vantajosa para os grupos humanos, teria mais possibilidades de argumentar a sua defesa, pois poderia colocar como argumentos o fato da diversidade, sob qualquer aspecto, ser positiva social e biologicamente para o ser humano. 


No entanto, essa justificativa poderia ser dificultada quando se tentasse justificar quais profissões poderiam ser criadas por esta diversidade específica. Não poderiam os gays desenvolverem as profissões tradicionais?

O tema desde ano exigiu do aluno muito conhecimento, capacidade de raciocínio e argumentação. Também colocou o tema como mais uma boa oportunidade de aprofundar a discussão sobre a homossexualidade, tão discutida ultimamente.
 
 E você o que achou do tema da Redação da UVA 2013.2? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário